Vantagens e desvantagens do piso laminado

Precisa de um revestimento que ofereça um bom custo-benefício, conforto e beleza? Então, o piso laminado pode ser uma boa opção.

Em comparação com o piso de madeira natural, seu preço é bem mais em conta, além de conseguir reproduzir outros tipos de textura do material. É feito com madeira de reflorestamento e apresenta grande durabilidade, resistência a riscos, fácil manutenção, limpeza e aplicação. Pode ser colocado em grande parte dos ambientes do apartamento e combina com uma infinidade de estilos de decoração.

Quer saber mais informações sobre o piso laminado? Continue lendo esse texto e descubra!

Vantagens e desvantagens do piso laminado

Manutenção simples

A limpeza do piso laminado é simples e prática. Basta usar uma vassoura com cerdas macias ou produtos de limpeza não abrasivos. Não é recomendado o uso de água, pois o material não é resistente a líquidos.

Ótimo custo benefício

O custo benefício do piso laminado está no fato dele ser muito semelhante a madeira, mas com o preço bem reduzido em comparação com pisos feitos desse material. Isso acontece porque seu custo de produção também é menor.

Outra vantagem em relação ao valor é o preço e o tempo da instalação. O piso laminado não demanda acabamento e também tem uma aplicação mais limpa, facilitando a arrumação da casa após o processo.

É um isolante térmico e acústico

Para quem deseja ter um ambiente mais aconchegante, o piso laminado pode ajudar, principalmente em regiões mais frias.

Como o material é instalado sobre mantas de polietileno, funciona como um isolante térmico e acústico. Assim, o cômodo fica mais silencioso e confortável. Por isso, o piso laminado é perfeito para quartos e salas.

Não é resistente a umidade

O piso laminado não tem resistência ao contato constante e direto com água. O líquido pode causar deformações com o passar do tempo, que podem impactar a estética do ambiente e causar até mesmo acidentes domésticos.

Entrando nesse assunto, alguns modelos podem ser escorregadios. Por isso, é fundamental ter cuidado no momento de escolha, principalmente se os moradores do apartamento forem idosos e crianças.

Qual a diferença entre piso laminado e piso vinílico?

O piso vinílico também é uma ótima opção para quem quer reproduzir a textura da madeira sem gastar muito. Sendo assim, é importante conhecer as diferenças entre ele e o piso laminado para não errar na decisão do melhor revestimento para o seu apartamento.

Como já mencionamos, o piso laminado é feito de madeira de reflorestamento, enquanto o vinílico é produzido com PVC. Sendo assim, sua aplicação não é recomendada em áreas úmidas, como cozinha e banheiro.

As duas opções apresentam conforto térmico, fácil manutenção, são antialérgicas e resistentes a riscos. O piso vinílico tem um isolamento acústico melhor. Para ser resistente a ruídos, o piso laminado precisa ser instalado por cima de uma manta acústica.

Ambos não causam sujeira ou quebradeira durante a instalação. Em comparação, o piso laminado é mais fácil de aplicar. No dia seguinte, você já poderá transitar pelo ambiente sem problemas.

Além disso, ele também pode ser desmontado e instalado novamente caso você mude de apartamento. O piso laminado oferece uma durabilidade maior, variando de 5 a 15 anos.

Quais são os tipos de piso laminado?

Existem diversos tipos de piso laminado, mas todos eles têm a intenção de imitar estampas de madeira. Outra forma de identificar os tipos de piso é identificar a espessura da lâmina. Um deles é o HDF (High Density Fiberboard) e o HPP (High Density Particle Panel).

Além disso, eles também podem variar de acordo com a forma de instalação. No mercado, você pode encontrar piso laminado encaixado/cliado e colado.

Onde instalar o piso laminado?

Como o piso laminado não é indicado para áreas úmidas, o recomendado é aplicá-lo em locais secos e com temperatura amena. Sendo assim, você pode instalar esse tipo de piso em quartos, salas, home office, corredores, etc.

Quanto custa o piso laminado?

O preço pode variar com base no tipo de piso, marca e qualidade do revestimento. Dessa forma, o valor costuma ser entre R$40 e R$60 por metro quadrado. Além disso, também é necessário levar o custo da mão de obra em consideração.

Sendo assim, além de adquirir um produto de qualidade, também é essencial contar com a ajuda de profissionais especializados na instalação de piso laminado. Isso vai fazer com que o resultado final fique como você sempre sonhou!

Gostou das nossas dicas? Para saber mais sobre reforma de apartamento e decoração, não deixe de continuar acompanhando as novidades do Blog da Blink!

Deixe uma resposta