Entenda sobre os tipos de maçanetas

Nem sempre reparamos, mas é a maçaneta que nos proporciona a entrada em qualquer ambiente. Se você está pensando em reformar sua casa e deseja uma repaginação total, conheça um pouco mais sobre as maçanetas e escolha o seu modelo preferido!

Apesar de fazer parte da vida e não ser percebida com facilidade, a maçaneta é uma invenção relativamente nova. Sua criação foi em 1878 pelo inventor Osbourn Dorsey que registrou uma patente para o mecanismo de maçaneta que conhecemos hoje, juntamente com o mecanismo de trinco interno.

Existem alguns tipos de maçanetas que podem te ajudar a escolher o modelo ideal para a sua reforma:

  • Alavanca: O modelo mais comum utilizado no Brasil é ideal para casas com idosos, crianças e pessoas com deficiência, pois são mais fáceis de manusear.
  • Redonda: Também conhecida como “tipo bola” também é bastante comum e ideal para portas com dupla funcionalidade, como os vitrô ou janelas, por exemplo, pois facilitam a abertura dos vidros.
  • Puxadores: Os puxadores são tipos de maçanetas mais modernas utilizadas em portas maiores e mais pesadas.

Como escolher a maçaneta certa?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os tipos de maçaneta, que tal pensar em alguns detalhes para escolher o modelo ideal para a sua reforma:

Considere o estilo de decoração

Atualmente encontramos diversos modelos de maçanetas e diferentes tipos de materiais, desde peças clássicas até modelos bem diferentes. Com tantas opções, é claro que você pode ficar em dúvida e por isso é fundamental pensar na decoração total do ambiente para escolher o modelo que mais agrada.

Considere os tamanhos

Não estamos falando apenas do tamanho da maçaneta, mas também o tamanho das portas e dos ambientes. Portas mais simples e menores precisam de maçanetas leves e pequenas. Portas e ambientem grandes podem precisar de puxadores.

Observe a qualidade

Lembre-se que nem sempre beleza é funcionalidade e durabilidade. A maçaneta pode ser elegante e quando menos se espera pode quebrar descascar a tinta e o causar impaciência na hora de procurar o mesmo modelo na loja. As maçanetas devem ser resistentes em diferentes condições: violação, tempo e exposição.

Maçanetas clássicas são sempre bem-vindas

Está em dúvida sobre qual modelo de maçaneta usar na sua reforma? Aposte nos modelos clássicos, pois são sempre bem vistos e combinam com todos os estilos de decoração.

Blink Reformei resolve!

Renovar a decoração do seu lar é o nosso objetivo e estamos aqui para te ajudar a pensar em cada detalhe. Entre em contato para mais informações e vamos transformar a sua casa.

Deixe uma resposta