Passo a passo para reforma de banheiro

Quem nunca passou por dificuldades na reforma de banheiro? Ou nunca fez uma, mas já ouviu várias histórias de amigos e familiares?

Mas, saiba que é possível fazer a reforma de banheiro sem ter grandes problemas. Vamos mostrar para você como conseguir esse feito com o nosso passo a passo. Acompanhe!

Passo a passo para reforma de banheiro

Passo 1: Faça um orçamento

O orçamento precisa ser o primeiro passo para a sua obra dar certo. Para montar o seu, é necessário analisar suas necessidades, seu estilo de vida, quanto dinheiro você tem disponível para gastar e se a reforma de banheiro que você deseja fazer cabe no seu bolso.

Se você perceber que o que deseja está fora do orçamento, reflita se não vale a pena esperar mais um pouco para fazer a reforma de banheiro. Dessa forma, você pode ter tudo o que sempre sonhou, mas se a obra for urgente, pense no que realmente precisa.

Passo 2: Crie um projeto

Feito o orçamento, você pode começar a planejar sua reforma de banheiro e fazer um cronograma para garantir que tudo será feito da melhor forma possível.

Para isso, conte com a ajuda de um arquiteto, profissional responsável por realizar essas tarefas. Mas, se sua reforma de banheiro for maior, com quebra de paredes ou grandes instalações, é melhor contratar um engenheiro capacitado para fazer sua obra com segurança.

Dentro do projeto, estão incluídas informações importantes, como especificação de todos os materiais que vão ser utilizados durante a reforma de banheiro e os custos com a mão de obra.

Outro ponto importante é ter em mãos a planta baixa do banheiro. Assim, é possível ter uma noção de como o ambiente vai ficar depois de pronto. Para isso, tire todas as medidas do cômodo antes de começar seu planejamento.

Nesse momento, as referências também são importantes. Pesquise no Pinterest ou no Instagram da Blink imagens de banheiros reformados que te agradem e depois veja o que cada uma delas têm em comum. Buscar o que gostamos é uma ótima forma de dar o pontapé inicial em uma reforma.

Passo 3: contrate mão de obra qualificada

Assim que o projeto estiver pronto, é hora de procurar os profissionais que vão tirar o seu sonho do papel. Uma reforma de banheiro exige, no mínimo, a atuação dos seguintes profissionais:

  • Pedreiro
  • Eletricista
  • Azulejista
  • Encanador

Também é importante entrar em contato com marceneiros ou empresas que façam móveis sob medida com o melhor custo benefício para você.

Não esqueça de procurar referências de cada profissional que você contratar. Peça indicações para amigos e familiares. Dessa forma, você evita problemas comuns em obra por conta da falta de profissionalismo.

Passo 4: comece as instalações elétricas e hidráulicas

Agora, a reforma de banheiro pode finalmente começar. O primeiro item a ser solucionado é a instalação elétrica e hidráulica, principalmente se seu banheiro for antigo. Fazer essas instalações da forma correta e com profissionais capacitados irá evitar problemas no futuro, como infiltrações, umidade e sobrecarga no chuveiro.
Passo 5: aplique o piso e o revestimento
Assim que as instalações estiverem feitas, você pode começar a escolher e aplicar seu piso e revestimento. Atualmente, existem diversas opções para banheiro e você pode revestir apenas as partes molhadas com materiais específicos, como a parede da pia e do box.

Os pisos com acabamento fosco são menos escorregadios. O porcelanato, por exemplo, tem ótima resistência, durabilidade, diversos modelos e um bom custo benefício.

Outras opções são as pedras naturais, como granito, mármore e ardósia. Se optar por elas, tenha certeza de que são específicas para banheiro, pois as pedras precisam passar por um tratamento especial para não ficarem escorregadias.

Iluminação é um ponto importante e que pode dar outra cara ao seu banheiro

Passo 6: aposte em uma boa iluminação

A iluminação no banheiro é importante, já que nem todos contam com uma boa iluminação natural. É importante contar com a ajuda de uma luz central que ilumine todo o cômodo, mas também optar por iluminação indireta, como as que são instaladas atrás do espelho. As luminárias pendentes também são uma boa opção para ficar ao lado da pia e do gabinete.

Passo 7: escolha as louças e os metais

As louças e metais são peças de destaque dentro da reforma de banheiro. Existe uma grande variedade de peças, indo desde a cerâmica até aquelas esculpidas em mármore.

Para fazer a melhor escolha, pense sempre nas suas necessidades, no seu gosto pessoal e o quanto você pode gastar. Alguns desses acessórios podem trazer mais conforto para seu apartamento, funcionalidades e economia, já que são capazes de diminuir o consumo de água.

Passo 8: pense nos móveis

Os móveis têm papel fundamental na reforma de banheiro, pois conseguem trazer organização e estética para o ambiente.

Pensando nisso, você pode fazer móveis sob medida ou comprar móveis prontos. Móveis sob medida costumam ser mais caros, mas também aproveitam completamente o espaço e podem ser feitos de acordo com a sua necessidade. Já móveis planejados ou comprados em lojas podem não se adequar ao tamanho do seu banheiro ou com seu estilo de decoração.

Sendo assim, é importante visitar seu orçamento novamente, rever seus gastos e pensar se vale a pena economizar em outros pontos para ter móveis sob medida.

Passo 9: escolha sua decoração

Para fechar com chave de ouro, temos a decoração do banheiro. Esse item fica por último porque é mais fácil pensar na decoração quando tudo estiver pronto. Além disso, ela é o toque final e que amarra o projeto como um todo.

Vale a pena apostar em vasinhos de plantas naturais ou artificiais, quadros, espelhos diferentes, aromatizador, caixinhas organizadoras ou cestos e o que mais fizer parte do seu estilo.

Quando tudo estiver finalizado, você verá como esses pequenos detalhes podem fazer a diferença no seu ambiente.

Gostou do nosso passo a passo para reforma de banheiro? Está pensando em reformar outros ambientes do apartamento? Então, conte com a ajuda da Blink Reformei. Aqui, cuidamos da reforma do seu apartamento completo com profissionais de qualidade a sua disposição. Visite nosso site e saiba mais!

Deixe uma resposta