O que você precisa saber para projetar o quarto das crianças?

Assim como acontece em qualquer cômodo de um apartamento, projetar o quarto das crianças pode ser uma tarefa extremamente complexa. Principalmente em relação ao prazo, que frequentemente é desrespeitado devido a falta de um gerenciamento adequado do tempo e das tarefas de todos os profissionais envolvidos.

Quando pensamos na reforma do quarto dos pequemos é preciso levar em consideração ainda outros aspectos que cumpram com todas as demandas que esse público altamente imaginativo e criativo exige e nesse rápido artigo da Blink Reformei iremos dizer o que você precisa saber para que o seu projeto de reforma seja um sucesso.

Projetar um quarto de criança traz quais desafios?

Muitos! O nicho do mercado infantil cresceu, e não foi pouco. Há muitos anos especialistas têm acompanhado a importância e o poder de decisão que as crianças possuem quando assunto (mesmo que elas não percebam) é consumir.

Esse poder de decisão tem reflexo direto também durante a elaboração de um projeto de reforma, no qual os profissionais devem pensar muito além do apelo estético do ambiente.

Na verdade, por esses e outros motivos elaborar um espaço para crianças se mostra uma tarefa ainda mais difícil do que quando os clientes são os adultos. Isso porque os pequeninos precisam de inspiração, estímulos externos constantes e motivação para desenvolver sua criatividade, independência e inteligência.

Por isso, projetar um quarto requer uma busca constante por inspirações que ajudem na decoração e questionar-se sobre coisas que você considera importante e gostaria que uma criança prestasse atenção também é fundamental.

Um bom exemplo é a transição entre o quarto de um bebê e o de uma criança, que para que aconteça de maneira natural precisa respeitar o entrosamento entre a rotina e as características que essa criança possui. Dando origem assim a um projeto eficiente e atual.

Além disso, outras dicas incluem:

  • Criar um ambiente livre de objetos desnecessários. Esse é um excelente primeiro passo para um quarto mais aconchegante. Vale também decorá-lo com almofadas e puffs;
  • Pense em espaços interessantes e criativos, que estimulem o entusiasmo e a energia do público mirim. O uso de cores vibrantes é uma ótima pedida, pois deixa o ambiente mais caloroso; 
  • Outra dica fundamental para aproveitar melhor o espaço disponível são os móveis planejados, eles trazem diversos benefícios, além de possuírem um visual único e exclusivo.

Ah!!! Não se esqueça de criar móveis que estejam ao alcance dos pequenos usuários, assim eles podem exercitar a autoeducação e os fazem se sentir ainda mais especiais;

  • Criar temas para a decoração também se encaixa muito bem nessa lista, pois faz a criança se sentir mais identificada com o ambiente;

Outros pontos que não podemos deixar de fora é o uso de espelhos que ajudam a ampliar o ambiente. Painéis nas paredes facilitam a organização do espaço e das tarefas e o uso de mesas de estudos não pode ser ignorado, pois estimulam o hábito de estudar ou desenhar, em um local adequado. Claro!

Ao planejar, principalmente durante a execução do projeto, deixe que as crianças se envolvam na decoração para que assim se sintam entrosados.

Quando o assunto é criança devemos dar prioridade a um ambiente seguro o bastante para que elas possam crescer e aprender de maneira adequada. Além disso, descobrir o gosto dos seus filhos é fundamental, pois a partir dele o seu mundo é refletido e todas as atividades que ali forem acontecer terão ainda mais significado.  

Por fim, não se esqueça que o quarto deve ser prático também para o dia a dia dos adultos que irão cuidar da arrumação.

E aí! Agora ficou mais entender o que é preciso para projetar um quarto de criança? Para essa e qualquer outra ocasião você pode contar com a Blink Reformei. Aqui garantimos que tudo aconteça da maneira como você deseja.

Entre em contato conosco hoje mesmo e faça um orçamento.

Deixe uma resposta