As melhores dicas para a sua reforma de apartamento pequeno
Foto: Blink Reformei

Quando falamos em reforma de apartamento pequeno, é essencial pensar e criar mudanças que valorizam o espaço e transformem o lar em um ambiente aconchegante. Por isso, criamos esse texto com dicas importantes para manter seu imóvel agradável e do seu jeito.

Nossas dicas servem para quem quer fazer pequenos ajustes, como também a reforma de apartamento pequeno completa. Confira e saiba como transformar seu lar otimizando o espaço!

Dicas para reforma de apartamento pequeno

Aposte em espaços para armazenamento

Espaços para armazenar itens que não precisam ficar expostos podem deixar seu apartamento mais organizado e dar a sensação de amplitude.

Para isso, armários e nichos podem ser uma boa solução. Linhas verticais são interessantes para apartamentos pequenos. Aproveite a parte superior das paredes com armários e estantes mais altas. Outra dica é investir em móveis planejados para usar cada centímetro.

Use o estilo escandinavo como inspiração

Para quem vai morar em apartamento pequeno, o estilo escandinavo é uma das decorações mais indicadas. Ele é repleto de cores neutras, elementos rústicos e valoriza bastante a luz natural.

Cores claras nas paredes ajudam a dar a sensação de amplitude. Para aqueles que querem fugir um pouco do branco, a dica é apostar no cinza claro ou off white. Se seu apartamento tiver janelas grandes, vale a pena fazer um projeto para aproveitar bem esse benefício.

Evite dividir espaços

Um apartamento com muitas divisões de ambientes acaba ficando menor. Isso acontece porque, na maioria das vezes, as paredes impedem que o espaço seja bem aproveitado.

Vale a pena apostar na cozinha americana, que unifica esse ambiente com a sala de jantar e/ou estar. Para separar esses cômodos, você pode usar móveis ou até mesmo a decoração com cores diferentes, mas que se complementam.

Caso você queira derrubar as paredes, será necessário avaliar a estrutura do prédio, pois esse procedimento pode acabar danificando o edifício se feito de forma incorreta.

Foto: Blink Reformei

Acerte na iluminação

As luminárias suspensas são ótimas opções para clarear os ambientes. Por serem versáteis, podem ser instaladas na cozinha, sala e quartos, dando um toque moderno à decoração. Luminárias de chão também podem ajudar a iluminar os cômodos.

Procure móveis com mais de uma função

Para otimizar espaço, é interessante optar por móveis práticos e funcionais. Um bom exemplo é a mesa retrátil. Ela pode ser colocada na cozinha ou na sala, e quando você terminar de usar, ela pode assumir uma outra função.

Pense no tamanho de cada cômodo

Você já quis que alguns ambientes do seu apartamento fossem maiores e outros menores? Esse tipo de reforma de apartamento pequeno envolve quebra de paredes, mas mesmo dando um certo trabalho, vai valer a pena no final.

Isso é importante porque o desequilíbrio entre os tamanhos dos ambientes pode acabar prejudicando a rotina dos moradores do apartamento. Se os cômodos forem próximos, é possível reduzir o tamanho de um e aumentar o outro.

A Blink Reformei tem uma calculadora que simula o quanto o você gastará na sua reforma

Use as prateleiras a seu favor

Usar as paredes é uma ótima forma de aproveitar o espaço livre, principalmente quando falamos de reforma de apartamento pequeno. Nesse caso, as prateleiras podem ser ótimas sugestões para armazenar e organizar objetos que não cabem nos armários, e até mesmo decorar os ambientes.

Já pensou em ter uma cama suspensa?

Instalar a cama na parte superior é uma ideia ousada, mas que pode ser uma ótima ideia para otimizar espaço em apartamentos pequenos. Além disso, os degraus também podem ser nichos, para armazenar objetos e itens de decoração.

E aí, o que achou das nossas dicas? Usaria alguma dessas ideias para a reforma de apartamento pequeno? Conte com a ajuda da Blink Reformei para colocá-las em prática! Visite nosso site para conferir mais dicas e saiba como funciona nossos serviços.

Deixe uma resposta