Estilo Industrial

O estilo industrial surgiu em Nova Iorque, na década de 70, quando as pessoas sentiram necessidade de integrar a residência com o espaço de trabalho, transformando os galpões antigos nos chamados lofts. Com ambientes amplos e elementos rudimentares, o principal destaque do décor industrial são as estruturas expostas em contraste com a decoração sofisticada.

Características da decoração com estilo industrial

1 – Cimento queimado e concreto aparente

A aparência rústica, áspera e inacabada é o ponto forte da decoração industrial e nada melhor que o concreto aparente e o cimento queimado para imprimirem essa sensação no ambiente. Portanto, invista em paredes e chão revestidos com a técnica ou até mesmo considere a possibilidade de construir bancadas e balcões de concreto e deixe-os assim, sem nenhum acabamento.

2 – Tijolinhos

Os tijolinhos de barro são outra marca do estilo industrial e remetem de imediato às fábricas do início e metade do século XX. Eles também são ótimos para deixar o ambiente mais aconchegante e confortável, quebrando um pouco a frieza de materiais como o aço e o concreto, também muito usados nesse tipo de decoração.

3 – Capriche na iluminação

A iluminação indireta vinda de luminárias suspensas ou de chão também precisa estar presente na decoração industrial. Outra dica é apostar no uso de lâmpadas ligadas diretamente na fiação, dispensando lustres e outros tipos de suporte.

4 – Janelas e portas amplas

Galpões e fábricas precisam de janelas e portas amplas para garantir a acessibilidade, ventilação e iluminação adequadas. Então é claro que essa característica também deve estar presente na arquitetura de estilo industrial. Prefira esquadrias de ferro ou aço com os vãos fechados por vidro.

5 – Integração de ambientes

Ambientes integrados é outra característica desse tipo de decoração. Quando o estilo industrial surgiu e os grandes galpões passaram a ser ocupados, todos os ambientes compartilhavam do mesmo espaço. Ou seja, nada de paredes ou divisórias e quanto mais integrados melhor. Dessa forma você também valoriza a convivência e as relações sociais dentro da casa. Aliás, essa também é uma característica forte da decoração moderna que, por sinal, caminha lado a lado com o estilo industrial.

6 – Tubulações e instalações expostas

Para reconhecer de pronto se uma decoração é ou não é industrial, procure por canos e tubulações de água, gás, ar condicionado e energia elétrica expostos no ambiente. Eles são a base da proposta do estilo industrial. Uma dica para inseri-los de modo mais harmônico na decoração é pintá-los com uma cor viva e contrastante.

7 – Móveis e eletrodomésticos

Na hora de pensar na mobília, prefira as de aço, madeira maciça ou ferro. Os móveis antigos também são uma boa pedida para esse tipo de decoração. Já para os equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos prefira os de aço inox. Eles podem vir tanto no estilo vintage, quanto com um design mais moderno e arrojado. Você escolhe.

Algo interessante de se notar na decoração industrial é que a aparência inacabada e
imperfeita dos revestimentos do piso, teto e chão são contrastados com o design arrojado e moderno dos móveis e eletros. Ou seja, na decoração industrial há sempre espaço para mesclar o rústico e bruto com o sofisticado e elegante.

8 – Cores

Outro aspecto fundamental de qualquer decoração são as cores. Elas marcam o estilo proposto no ambiente e são decisivas para o sucesso ou fracasso da decor. Em uma decoração de estilo industrial, as cores sóbrias e neutras compõe a base do ambiente. Nesse caso, prefira sempre o branco, preto e cinza. As cores vibrantes não estão descartadas, elas podem integrar a decoração, mas de modo dosado e equilibrado. Geralmente são utilizadas para algum detalhe e as mais utilizadas são as primárias – azul, amarelo e vermelho.

Por fim, mas igualmente importante de ser mencionado, se você deseja mudar o estilo de decoração da sua casa sem gastar muito ou sem fazer quebra quebra, a opção então é investir em revestimentos autoadesivos ou papéis de parede. Existem modelos que imitam com perfeição os revestimentos citados acima e podem mudar facilmente a cara dos ambientes. Pense nisso!

Confira 06 ideias incríveis no Estilo Industrial

Ideia 1 – Banheiro decorado ao estilo industrial: branco e cinza na base e vermelho nos detalhes.

Ideia 2 – Nesse banheiro industrial, o destaque são os metais pretos combinando com a estrutura do gabinete.

Ideia 3 – Cozinha industrial faz um contraste entre a elegância do mármore e a aspereza do cimento queimado.

Ideia 4 – Home office estilo industrial com estante metálica e paredes preta.

Ideia 5 – Sobriedade e neutralidade do estilo industrial emprestadas para esse quarto de casal.

Ideia 6 – Nesta sala as tubulações cumprem um importante papel estético na decoração com estilo industrial.

Gostou da decoração estilo industrial? Comente aqui sua opinião.

Blink Reformei a Solução + Completa para a Reforma do seu Apartamento.

Deixe uma resposta