Dicas de como usar prateleiras na decoração

O uso de prateleiras na decoração é uma vantagem incontestável em qualquer casa, isso porque elas são peças de design simples (que visão valorizar os objetos expostos), baratas e que podem ser instaladas em praticamente qualquer parede.

Para completar são muitos os modelos disponíveis, desde simples tábuas retas, formas com diferentes shapes, nichos, entre outros e nesse artigo da Blink Reformei daremos algumas dicas de como usar esse móvel de apoio nos principais ambientes da sua residência. Então pegue o seu bloco de anotações e se prepare para as inspirações que estão por vir.

5 dicas de uso de prateleira na decoração

As prateleiras servem não somente para tornar o ambiente mais organizado, como também podem ser usadas para criar uma decoração ainda mais completa e harmoniosa. Elas são um item coringa práticos e minimalistas que se adaptam a qualquer estilo.

Em ambientes menores, por exemplo, as prateleiras podem ser fundamentais para liberar espaço de circulação e valorizar o estilo das paredes, agindo como substitutas até mesmo das estantes nas salas de estar ou dos armários de cozinha.

Devido a essa flexibilidade estética, separemos 5 dicas para você usar na decoração da sua casa ou apartamento. São elas:

1 – Prateleiras verdes

Durante a pandemia, a procura por plantas, bem como por itens de jardinagem, cresceu exponencialmente, com isso, muitas pessoas que não planejaram o espaço adequadamente acabam ficando com plantas de diversos tamanhos espalhadas desordenadamente pela casa e o uso de prateleiras pode resolver esse problema facilmente.

Com as prateleiras é possível criar um jardim vertical lindo e muito mais simples de manter que as paredes verdes, que ocupam pouco ou nenhum espaço da varanda ou sala de estar;

2 – Na entrada do apartamento

Na entrada do seu apê, uma grande ideia é colocar prateleiras com bebidas para receber seus convidados e servir um drink a qualquer momento. Além disso, elas podem ser um complemento sobre uma sapateira ou mesmo servir como cabideiro e porta chaves;

3 – Prateleiras altas e compridas

As prateleiras altas são uma excelente saída para acomodar aqueles itens de decoração menos utilizados. Podem ser posicionadas acima das portas, com plantas pendentes, por exemplo.

Já as prateleiras compridas são uma ótima forma de tornar o ambiente mais espaço, basta instalá-las sobre toda a extensão da maior parede do cômodo, criando uma linha contínua que age como um deleite para os olhos, gerando a sensação de amplitude buscada;

4 – Prateleiras na cozinha

Na cozinha, um móvel de apoio como a prateleira pode inclusive substituir o uso de armários, sendo possível apostar apenas em gabinetes de chão trocando a área de armazenamento aérea por prateleiras com potes de temperos e mantimentos ou mesmo para apoiar eletrodomésticos como o forno micro-ondas. 

Essa é uma ótima pedida para uma decoração mais clean;

5 – Combinando o material com a decoração

Por fim, não basta apenas preencher as prateleiras, combinar o material, como madeira, plástico, vidro ou metal com os itens de decoração é fundamental.

Em uma decoração rústica de uma sala de estar, por exemplo, prateleiras com suporte reto são a melhor escolha.

Já um estilo mais moderno combina com uma composição com várias prateleiras em posições diferentes, formando um desenho.

Existem inúmeras opções e mesmo o uso certo da mão francesa pode fazer toda a diferença no estilo que se tenta imprimir.

E você, costuma usar suas prateleiras como? Continue acompanhando o blog da Blink Reformei para mais dicas sobre esse e outros assuntos e para maiores informações basta entrar em contato conosco.

Deixe uma resposta