Cozinha americana: conheça esse conceito

Tem algum cômodo no seu apartamento onde você gosta de relaxar depois de um dia agitado, interagir com outras pessoas, ocupar o tempo e recuperar as energias?

Para os brasileiros, esse cômodo é a cozinha. Inclusive, talvez esse seja o motivo da cozinha americana estar em alta em termos de decoração, arquitetura e otimização de espaço. 

Se você quer saber mais sobre esse conceito, está no lugar certo. Aqui, você vai tirar todas as dúvidas sobre o tema e conferir imagens incríveis para se inspirar. Acompanhe! 

Por que a cozinha americana está em alta?

Antigamente, as refeições e reuniões de família eram todas feitas na cozinha. Mas, com o passar do tempo e as mudanças sociais, as pessoas transformaram seus hábitos e passaram a cozinhar menos, diminuindo o tempo na cozinha por conta de rotinas cheias de atividades. 

Por isso, depois de um tempo, esse ambiente deixou de ser tão importante dentro de casa. Porém, estamos em constante transformação. A cozinha ganhou relevância novamente devido a possibilidade de integração com ambientes sociais, como a sala de estar e de jantar. 

Sendo assim, essa é uma das tendências do mercado imobiliário. Hoje em dia, há grande abertura para que as pessoas que gostam de cozinhar não fiquem limitadas dentro de um espaço. Agora, é possível interagir com convidados e outros ambientes e ter uma relação mais saudável com a cozinha e o ato de preparar alimentos. 

A cozinha americana é bastante utilizada em imóveis menores para otimização de espaço, mas também funciona muito bem em apartamentos maiores. Por isso, construtoras estão flexionando os modelos de plantas e apresentando layouts com e sem paredes dividindo os ambientes. 

Quais são as características de uma cozinha americana? 

Na maioria das vezes, a cozinha americana possui uma bancada ou meia parede separando esse cômodo da sala de jantar ou de estar. Dessa forma, ele acaba virando o ponto para refeições rápidas, principalmente quando o apartamento é pequeno. Pessoas que gostam de cozinhar em casa costumam gostar muito desse layout. 

Além de proporcionar a sensação de amplitude, a cozinha americana tem a capacidade de transformar o ato de cozinhar, transformando essa atividade em algo ainda mais prazeroso e divertido para os integrantes e convidados do apartamento. 

Por isso, é fundamental que o arquiteto planeje todos os ambientes levando em consideração o perfil, as necessidades dos moradores e seus estilos de vida. 

Dicas de decoração para cozinha americana 

Escolha uma decoração com a sua cara

Quando o morador opta pela cozinha americana, é preciso ter em mente que os itens de decoração da cozinha e da sala vão ganhar um belo destaque. 

É importante destacar que você também pode usar o mesmo estilo para os dois ambientes ou escolher dois estilos que se complementem, dando um contraste visual. 

Também é possível dar destaque para a demarcação entre os ambientes. Para isso, é possível usar um armário na cozinha ou com uma mesa para refeições, por exemplo. 

Um item muito presente na cozinha americana é a bancada, península ou ilha. Esse móvel pode servir para diversas funções, dependendo do gosto e estilo de vida dos moradores do apartamento. É possível fazer refeições, optar por um móvel retrátil ou implantar a pia ou cooktop. 

Opte por um piso de qualidade 

Lembre-se que o grande objetivo da cozinha americana não é dividir dois ambientes, e sim integrá-los. Dessa forma, é interessante buscar encontrar maneiras de dar a sensação de continuidade entre um espaço e outro. 

O revestimento do piso é um ótimo exemplo. O chão pode ser o mesmo nos dois ambientes, usando o forro para delimitar os espaços. Falando em revestimentos, é importante ressaltar que eles precisam ser resistentes, com grande qualidade e durabilidade, e específicos para áreas molhadas. Assim, você evita danos causados por líquidos ou altas temperaturas. 

Use os itens de cozinha a seu favor 

Os móveis, eletrodomésticos e eletrônicos também ajudam a compor a decoração da cozinha americana. As outras peças de design da sala e da cozinha também podem ter cores compatíveis

Acerte na iluminação 

A iluminação certa é o ponto chave para ressaltar detalhes importantes na decoração. Para a cozinha americana, é interessante usar luminárias mais baixas ou pendentes sobre os balcões e mesas que separam os ambientes. Isso é importante porque, muitas vezes, luzes no teto ou até mesmo a iluminação natural não conseguem iluminar completamente esse cômodo. 

Cores claras ou cores escuras?

Outra dica é usar tons mais claros em móveis e paredes. Cores suaves melhoram a iluminação e dão a sensação de amplitude, principalmente para ambientes pequenos. 

Porém, você também pode ousar nas cores sem problemas. Afinal, é um charme usar vermelho, amarelo e outros tons fortes na cozinha americana, não é mesmo?

Gostou das nossas dicas? Que tal ter profissionais especializados para fazer sua cozinha americana e todos os outros ambientes do seu apartamento? Conte com a ajuda da Blink Reformei!

Deixe uma resposta