Como escolher as cores de parede certas para a sua decoração?

Na hora de reformar seu apartamento, a escolha das cores de parede é um dos quesitos de maior importância dentro desse processo e o motivo para isso já é de conhecimento da maioria.

Não são poucos os estudos acerca dos benefícios e efeitos que as cores trazem. Elas têm o poder de afetar o seu humor, seu espírito e até mesmo o seu bem-estar físico. As cores podem: aproximar, relaxar, ampliar o ambiente, entre outras funções que fazem com quer a escolha do tom ideal seja fundamental na sua decoração.

Por esse motivo, nesse artigo da Blink Reformei daremos algumas dicas de como escolher não apenas as cores de parede, mas também como se valer de composições complementares para criar o efeito desejado em cada cômodo do seu apê. Então abra a sua escala Pantone e acompanhe a leitura até o final.

Como acertar nas cores de parede da sua decoração?

Cores de parede do quarto, sala de jantar, sala de estar, áreas externas ou internas, as opções são muitas e em cada situação é preciso considerar aspectos em comum. Isso porque cada um possui seus gostos particulares e no final das contas o que todos querem ao final de um projeto é não querer sair mais de dentro do apartamento remodelado.

Por isso, buscar referências é sempre uma boa opção, pois faz com que você se aproxime mais daquilo que se identifica e entenda melhor o que mais te agrada.

Algumas pessoas fazem a escolha das cores para a decoração a partir de um primeiro objeto central, como um tapete especial, um quadro com valor sentimental ou até mesmo um tom que remeta a algum momento importante.

O que deve sempre ser considerado é que a mensagem que você deseja passar também deve ter um significado especial e para tanto vale se perguntar qual o clima que você deseja que a sua decoração transmita e/ou a atmosfera que deseja criar.

Ainda não ficou claro? Então aqui vão algumas dicas:

  • Observe o ambiente que deseja decorar. Quais são as cores dos móveis e dos objetos de decoração? Essa simples dica ajuda a ter uma melhor compreensão das influências que as cores de parede terão e o que você vai precisar para combiná-las com o mobiliário existente;
  • Sempre dê prioridade as cores que você mais gosta e de quem vive com você;
  • Pense no efeito que as cores possuem antes de pintar o ambiente. Em um quarto por exemplo, tons de azul e laranja são aconselhados pois ajudam a acalmar e por isso facilitam o sono. O oposto da cor vermelha;
  • Preste atenção ao acabamento e textura das cores;
  • Defina a área que será pintada, antes de por as mãos na massa. Nem sempre é preciso pintar os quatro cantos do cômodo, uma única parede ou até mesmo um efeito de meia parede pode ser suficiente para seus objetivos;
  • Entender o tamanho e como você vai usar o espaço também é um item importante do projeto;
  • Muitas pessoas usam cores diferentes para delimitar ambientes em um mesmo espaço. Mas tenha cuidado, pois nem sempre essa ideia traz bons resultados. Nesse momento tente respeitar um mesmo padrão;

Além disso, é comum que as pessoas errem ao seguirem tendências que estão na moda, mas que muitas vezes não condiz com o seu estilo e isso acaba tornando a decoração monótona e desinteressante.

Por fim, não ignore a iluminação do local, visto que as cores podem sofrer alterações de acordo com o tipo de luz escolhida. Os tons mais escuros merecem atenção redobrada.

Quer acertar nas cores de parede da sua decoração? Então entre em contato conosco, os especialistas da Blink Reformei estão sempre disponíveis para sanar todas as suas dúvidas e pensar nas melhores soluções para a reforma do seu apartamento.

Faça um orçamento hoje mesmo.

Deixe uma resposta