Como criar espaços harmônicos em um imóvel pequeno

Se adequando as tendências urbanas, de apartamentos com espaços menores, surgiu um novo desafio, seja para os donos desses espaços ou para os inquilinos: criar espaços harmônicos com uma metragem quadrada limitada a disposição.

Contudo, ter um imóvel pequeno não precisa ser sinônimo de local apertado ou mal aproveitado e nesse artigo da Blink Reformei vamos explicar como você pode maximizar aquele cantinho aparentemente perdido, ressignificando e tornando-o ainda mais aconchegante.

5 dicas para transformar seu imóvel pequeno

Uma boa decoração, a escolha das cores e o uso dos móveis e objetos certos são capazes de transformar qualquer ambiente. Isso é parte fundamental de uma estratégia que permite o máximo aproveitamento de qualquer área útil e você vai saber como criar esses espaços agora.

1 – Planeje o que você quer fazer

Não agir por impulso é o primeiro passo para aproveitar cada cantinho de maneira apropriada. Em outras palavras, antes de se deixar levar pela beleza de uma mobília ou objeto, estudo os espaços que você tem disponível para valorizar o layout de cada cômodo da maneira que deseja.

Pense no orçamento, visite lojas e estabelecimentos que possam te ajudar e contrate profissionais qualificados para o trabalho;

2 – Dê preferência para peças funcionais

Principalmente se você mora em um imóvel pequeno, dê preferência para peças que tenham funções importantes e que valorizem a área, para evitar ao máximo o acúmulo de itens;

3 – Use móveis planejados

Parece óbvio, mas muitas vezes as pessoas planejam os móveis exatamente como os que estão nos mostruários das lojas. Porém seus móveis podem ser personalizados e ter soluções diferenciadas para as suas necessidades, como um balcão de cozinha com lixeira embutida, por exemplo;

4 – Evite divisórias

O excesso de barreiras visuais pode ser um grande inimigo os imóveis pequenos, isso por que eles fazem com que os cômodos pareçam menores e elimina toda a fluidez que o espaço poderia ter.

Por isso, mesmo que você queria que haja pequenas separações, faça isso utilizando elementos mais baixos e discretos ou mesmo pisos diferentes, como cerâmica na cozinha e madeira na sala. São ótimas soluções;

5 – Use cores claras

Cores claras dão a sensação de amplitude e garante a harmonia entre os pisos e paredes do ambiente.

Uma maneira de fazê-lo é utilizando o mesmo piso para todo o imóvel, mas caso não seja possível invista em tons semelhantes. Nessa equação, as superfícies claras têm a função de distribuir a iluminação entre os cômodos, complementando a escolha dos pisos.

Além disso, a luz natural pode ser um grande aliado para a sensação de ampliação.

De fato, existem inúmeras soluções para os mais diversos tipos de imóvel pequeno, por esse motivo é válido contar com o auxílio de profissionais para conseguir o resultado desejado sem maiores problemas. E para isso você pode contar sempre com a Blink Reformei, nós temos os melhores profissionais do mercado. Entre em contato conosco e descubra.

Deixe uma resposta