Banheira em apartamento: Instalação e diferença entre os modelos

Ter uma banheira no apartamento pode não ser o sonho de todos, mas certamente é a vontade da maioria. Quem nunca teve a vontade de tomar um belo banho de banheira depois de um dia exaustivo? Isso com certeza já passou pelo seu imaginário.

No entanto, não são todos os apartamentos que possuem a estrutura adequada para a instalação de um modelo e nesse artigo da Blink Reformei explicaremos no que você deve estar atento antes de adquirir uma.

O que é preciso para ter uma banheira em apartamento?

O primeiro e principal item que deve ser observado antes de instalar uma banheira em apartamento é se o projeto de arquitetura do edifício entregue pela construtora prevê esse tipo de reforma. Isso porque, quando cheia, as banheiras acabam por gerar uma carga de peso muito maior em um único ponto central do apartamento e caso a estrutura predial não esteja preparada pode ocorrer rachaduras e outros problemas maiores.

Em outras palavras, antes de adquirir qualquer modelo verifique os limites de carga que a edificação pode suportar e para isso o melhor é contratar um profissional da área, arquiteto ou engenheiro, pois esse é capaz de realizar um estudo aprofundado.

Qual a diferença entre os modelos?

Uma vez que haja a liberação técnica para a instalação da banheira em apartamento é hora de escolher o modelo que melhor se encaixa para o seu apartamento e mesmo dentre as inúmeras opções do mercado podemos ainda as dividir em dois tipos distintos: as banheiras de embutir e as freestanding (sobrepor).

Banheira de embutir

Como o nome sugere, os modelos para embutir, precisam ser embutidas no banheiro, o que demanda um serviço de acabamento em alvenaria, elétrica e hidráulica tanto na parte superior, quanto nas laterais da peça.

Por esse motivo, ela exige uma mão de obra especializada, mas não se assuste com isso, pois os modelos mais conhecidos e cobiçados normalmente fazem parte desse grupo, como as banheiras de hidromassagem, por exemplo.

Além disso, ela traz inúmeras possibilidades de decoração, sendo possível escolher entre diversos tipos de revestimentos, como: mármore, madeira, porcelanato, entre outros;

Banheira Freestanding

As banheiras freestanding são aqueles modelos com ar mais clássico, pois possuem uma instalação “livre” e podem ser sobrepostas diretamente no piso do banheiro sem maiores obras.

Entre suas principais vantagens podemos exaltar a facilidade de instalação, a mobilidade, um risco menor de infiltrações, pois a estrutura se torna mais leve e uma maior variedade de designs para compor desde os menores e mais simples banheiros até os mais sofisticados, atendendo aos gostos dos clientes mais exigentes.

Ainda pensando nos diferentes modelos do mercado, junto com as banheiras de hidromassagem podemos incluir as do tipo spa, que também disparam pequenos jatos de água, porém em uma quantidade maior e com mais recursos.

Já no grupo das freestandings temos a já citada banheira de imersão, além do clássico e aclamado ofurô japonês, que consiste em um tipo de banheira feita de madeira e com uma profundidade maior. No entanto esse modelo também pode ser encontrado com jatos de hidromassagem.

E então, quer saber mais sobre os diferentes tipos de banheiras para apartamento e como escolher o modelo ideal? Basta entrar em contato conosco e falar com um de nossos especialistas.

Deixe uma resposta