Ambientes integrados: Como a decoração ajuda a delimitar os espaços

Ter ambientes integrados no seu apartamento é uma tendência da arquitetura que tem ganhado ainda mais força com o passar do tempo, isso porque é uma técnica que mistura praticidade, amplitude e conforto independente do espaço.

Porém, para que o projeto atenda a todas as expectativas é preciso um planejamento detalhado levando em consideração a sua rotina diária e prioridades, para ter uma melhor divisão dos espaços e dimensionamento dos mobiliários de maneira adequada.

E nesse artigo da Blink Reformei vamos dar algumas dicas para que você possa saber como usar técnicas de decoração para delimitar cada espaço.

Quais os cuidados que é preciso para ter ambientes integrados?

De maneira geral a ideia de ambientes integrados consiste em unir dois ou mais cômodos de uma mesma residência, o conceito mais comum é o da cozinha americana, no qual a sala de jantar e a cozinha são normalmente divididas apenas por um balcão ou ilha. E para que muitas dessas mudanças sejam feitas nos lares brasileiros (principalmente mais antigos) é preciso ter alguns cuidados.

O principal cuidado é com as paredes que se pretende derrubar é fundamental estudar a planta do local previamente para saber se ela é ou não estrutural, pois a remoção pode comprometer a estrutura do imóvel. Além de ter que deixar uma viga ou pilastra no meio do ambiente, o que faz com que a ideia de integração desapareça.

Outro cuidado é com as intervenções em apartamentos, que em alguns casos podem gerar problemas maiores, como danos ao isolamento acústico entre os pavimentos ou a perda da garantia do imóvel.

3 dicas de decoração para delimitar os espaços

Agora que sabemos da importância de contar com a ajuda de um arquiteto profissional para planejar os seus ambientes integrados chegou a hora de anotar algumas dicas de decoração para deixar o espaço do jeito que você sempre quis.

1 – Tapetes

Os tapetes podem ser considerados coringas da setorização de ambientes, pois além de proteger o piso, ele acrescenta charme na decoração e desempenham muito bem o papel de separar as áreas comuns do apartamento, basta usar peças de proporções adequadas no local que deseja demarcar, como uma sala de estar de uma sala de jantar, por exemplo;

2 – Pisos diferentes

Pisos com texturas e cores diferentes também são excelentes para delimitar os espaços. Uma escolha acertada é o uso de porcelanato na cozinha e tabua corrida na sala;

3 – Móveis

O uso de móveis é uma das alternativas mais econômicas, já que reutiliza o que você já tem disponível. Uma das peças mais versáteis para essa função são os aparadores, pois decoram e dão suporte, além de bancos, estantes vazadas e sofás;

Além desses, biombos, divisórias e até mesmo pinturas diferentes em cada espaço são excelentes maneiras de delimitação que podem ser aplicadas em apartamentos de qualquer tamanho.

Vale ressaltar que o uso da maior parte dessas técnicas muitas vezes não requere grandes obras ou mesmo obra nenhum (dependendo do espaço). Mas nunca se esqueça de consultar um profissional para que a sua reforma não se torne um pesadelo.

Para saber mais sobre o assunto continue acompanhando nosso blog e para esclarecer maiores dúvidas basta entrar em contato conosco e falar com um de nossos especialistas.

Deixe uma resposta